Gibson Les Paul é uma guitarra de corpo sólido que começou a ser vendida em 1952. A Les Paul foi desenhada por Ted McCarty e criada em colaboração com o popular guitarrista Les Paul,a
quem a Gibson convidou para aprovar o novo modelo.Esse é um dos modelos
de guitarra mais conhecidos do mundo, juntamente com os modelos Stratocaster e Telecaster da Fender.
A Gibson Les Paul foi o resultado de uma colaboração de design entre a Gibson Guitar Corporation e o guitarrista de jazz e inventor Les Paul.Em 1950, com a introdução da Fender Telecaster no mercado musical,as guitarras elétricas se tornaram uma febre entre o público. Em reação a isso, o presidente da Gibson Ted McCarty
trouxe o guitarrista Les Paul como consultor.Les Paul era um respeitado
inovador que tinha realizado experimentos com design de guitarras por
anos para beneficiar a sua própria música.De fato, ele havia construído
com as próprias mãos um protótipo de corpo sólido chamado "The Log", um
design mais tarde considerado amplamente como o primeiro de corpo sólido
já construído,(Spanish Guitar) em oposição da "Hawaiian", (uma guitarra
de lap steel). Essa guitarra é conhecida como "The Log" por causa do
seu núcleo sólido que é um bloco de pinho, cuja largura e profundidade
são um pouco maiores que a largura do braço.Apesar de numerosos outros
protótipos e modelos de corpo sólido de produção limitada de outros
fabricantes já tivessem vindo à tona, é sabido que entre 1945 e 1946 ,
Les Paul tinha se aproximado da Gibson com o protótipo da "The Log" mas esse design de corpo sólido foi rejeitado.[2][3][4]
Em 1951, essa rejeição incial se tornou numa colaboração de design entre a Gibson Guitar Corporation e Les Paul. Foi acordado que a nova guitarra Les Paul seria um instrumento caro, e bem feito nos moldes da tradição da Gibson
Apesar de as lembranças serem diferentes em relação a quem contribuiu
com o que no design da Les Paul, ela estava longe de ser uma réplica de
mercado dos modelos fabricados pela Fender. Desde os anos 30 , Gibson havia oferecido guitarras de corpo oco, (semiacústicas) como a Gibson ES-150;
no mínimo, esses modelos de corpo oco forneciam uma pista sobre o
design da nova Gibson de corpo sólido, incluindo um corpo mais
tradicional em forma mais curva que o oferecido pela rival Fender e com o braço colado, em contraste com o braço parafusado dos modelos da Fender.
A relevância das contribuições de Les Paul
para o design de sua guitarra Gibson permance controverso. O livro "50
anos da Gibson Les Paul" limita a contribuição de Les Paul a duas:
aconselhar sobre a peça do corpo que seguraria as cordas junto à ponte
(tailpiece) e a cor de preferência (afirmando que Les Paul preferia a
cor dourada porque "parece ser mais caro", e a segunda escolha seria a
cor preta porque "parece que seus dedos estão se movendo mais rápido" e
"parece elegante como um terno").
Adicionalmente, o presidente da Gibson, Ted McCarty afirma que a
Gibson Guitar Corporation apenas se aproximou de Les Paul pelo direito
de imprimir o nome do músico no headstock para melhorar as vendas do seu
modelo, e que em 1951, Gibson tinha mostrado a Les Paul um instrumento
semi-acabado. McCarty também afirma que as discussões de design com Les
Paul foram limitadas ao cordal da guitarra e a instalação de um tampo
sobre o corpo de mogno para melhorar a densidade e o sustain, que Les
Paul havia solicitado. De qualquer forma, de acordo com a Gibson, essa
mudança tornaria a guitarra muito pesada e o pedido de Les Paul foi
negado. Outra opção: a Gibson Les Paul Custom
original era pra ser toda de mogno e a Goldtop (dos anos 1952 a 1958)
teriam de ter o maple, tampo e corpo de mogno.Além desses pedidos, as
contribuições de Les Paul para a linha de guitarra que iria carregar o
seu nome foram indicadas para serem cosméticas.Por exemplo, sempre um
showman, Les Paul tinha especificado que a guitarra fosse oferecida com
acabamento dourado, não apenas por ostentação, mas para enfatizar a alta
qualidade do instrumento Les Paul, também.A última característica a ser incluída mais tarde no modelo Les Paul foi o flame maple
(listra de tigre) e acabamento em maple, e uma vez mais constratando
com a linha da rival Fender, oferecendo uma maior opção de cores. Gibson
foi novamente inconsistente com suas escolhas de madeira, e algumas
Goldtop tiveram o seu acabamento despojado para revelar a bela madeira
figurada abaixo da camada de tinta.
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