Fender Telecaster, também conhecida como Tele, é uma típica guitarra elétrica de dois compartimentos, de corpo sólido construída pela Fender.
O seu projeto simples, mas eficaz e seu som revolucionário inovou e
criou tendências na fabricação de guitarra e na música popular.
Inicialmente distribuída como Broadcaster
no outono (primavera, no Brasil) de 1949, foi a primeira guitarra de
seu tipo a ser produzida em uma escala significativa. Sua produção
comercial pode ser traçada já em março de 1950, quando os modelos
Esquire simples e com dois captadores foram vendidos pela primeira vez.
A Fender Telecaster foi desenvolvido por Leo Fender em Fullerton,
Califórnia em 1949. No período de aproximadamente entre 1932-1949,
muitos artesãos e empresas experimentaram guitarras elétricas de corpo
sólido, mas nenhuma teve um impacto significativo no mercado. A
Telecaster de Leo Fender foi o projeto que, finalmente, colocou a
guitarra de corpo sólido no mapa.
Na sua forma clássica, a guitarra é extremamente simples construído,
com o pescoço e escala compreendendo uma única peça de maple,
aparafusado para uma cinzas ou alder barato jigged corpo com uma
superfície plana na parte da frente e para trás. O hardware inclui dois
única bobina captadores controlada por um interruptor selector de três
vias, e cada um de volume e tom controles. O pickguard é Celluloid (mais
tarde de plástico), parafusado diretamente sobre o corpo, com cinco
(mais tarde oito) parafusos. A ponte possui três ajustáveis selins, com
cordas duplicou em relação a cada um. O violão rapidamente ganhou uma
sequência, e logo outro, mais estabelecida guitarra empresas (como a
Gibson, cuja Les Paul modelo foi introduzido em 1952,
e mais tarde Gretsch, Rickenbacker, e outros) começaram a trabalhar em
madeira modelos de corpo sólido de sua própria produção. Um grande
cromado cobrir, muitas vezes chamado de "cinzeiro", foi montado sobre a
ponte para melhorar a terra, mas isso raramente é visto como a maioria
dos jogadores que dificulta encontrar seu estilo.
O original mudar configuração utilizados a partir de 1950 a 1952
permitiu seleção de pescoço captador com tons agudos corte na primeira
posição (para uma bassier som), e do pescoço com a coleta normal tom na
segunda posição. O terceiro parâmetro posição seleccionada a ponte
captador com captador lotados no pescoço, dependendo da posição do
segundo "tom" botão. O primeiro botão funciona normalmente como um
mestre volume controle. Esta configuração não tem um certo tom controle
botão.
Típico Telecasters modernos (como a versão americana Série)
incorporam vários detalhes diferentes da forma clássica. Eles
normalmente característica 22 trastes (em vez de 21) e haste treliça
ajuste é feito no cabeçote final, em vez de terminar o corpo, que tinha
exigido remoção do pescoço sobre o original (o Custom Shop Bajo Sexto
Tele barítono foi o único Telecaster featuring um dois-octave 24-fret
pescoço). 3-A ponte do selim original foi substituído por uma versão
6-sela, permitindo independente comprimento e altura ajustável para cada
corda. A longa ponte sela parafusos permite uma vasta gama de posições
para sela ponte entoação Sintonizaç. A ponte metálica carimbada placa
foi substituído por uma planície, chapa plana, e cobrir a ponte
aterramento (que, ao mesmo tempo ajudando com o aterramento, impede
jogadores que gostam de silenciar cordas na ponte com o lado da palma da
mão, e torna impossível para escolher o próximo selins para produzir os
característicos Telecaster 'arranhar') foi descontinuado para a maioria
dos modelos. Também diferente da original é a fiação: A 3-way toggle
switch seleciona pescoço captador apenas na primeira posição, pescoço e
ponte captadores juntos na segunda posição, ea ponte captador apenas na
terceira posição. O primeiro botão ajusta o volume principal, o segundo é
um mestre tom controle afectam todos os captadores.
Durante a CBS era na década de 1970,
o estilo Telecaster corpo foi mudado para um novo "notchless" forma,
com um menos pronunciado entalhe na parte superior bout bilontra onde
cumpre o pescoço. O estilo notchless corpo foi descontinuado em 1982.
O shortlived Elite Telecaster de 1983 incorporou duas especialmente
concebidos humbucking pickups alimentado por um circuito activo TBX
caracterizando uma guitarra e um expansor MDX midrange detonadora com
12dB de ganho. Outras características incluídas Freeflyte hardtail uma
ponte e die-cast Sintonizaç máquinas com pearloid botões. Esta guitarra
foi uma das últimas CBS-era fenders a uma característica BiFlex
treliça-haste sistema, baixo atrito EasyGlider seqüência árvores e
activa eletrônica. Após a CBS Fender vendido a um grupo de trabalhadores
liderados por Bill C. Schultz, em 1985, o Elite Telecaster, bem como os
outros modelos Elite, deixou de ser produzido. Fender Japão fez a sua
própria versão do Elite Telecaster em finais 1984, com um 22-fret
pescoço com médio-jumbo fretwire e um moderno 9.5 "de raio.
Higher-end, como os modelos americano e Deluxe Plus Série Telecasters
geralmente vêm com uma Stratocaster-como contorno corporal para tocar.
Hoje em dia ela é usada muito por artistas grunge, como Pearl Jam e Chris Cornell, ou apenas um Rock leve e Clássico com uma levada de Jazz ou Funk tais como Red Hot Chili Peppers, U2, The Rolling Stones, Audioslave, entre outros. Também é utilizada pela banda de Mangue Beat (Uma variação do Rock, com várias influências musicais) Nação Zumbi, embora a mais amplamente usada seja a Gibson SG. Também o artista inglês Syd Barrett, membro fundador da banda Pink Floyd
usava a Fender Telecaster. A artista japonesa Haruna Ono guitarrista e
vocalista da banda SCANDAL usa uma telecaster.A artista canadense Avril Lavigne usa esse tipo de guitarra desde 2004 do seu lançamento do seu CD Under My Skin até agora.
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