quarta-feira, 21 de novembro de 2012

GUITARRAS FENDER MENOS FAMOSAS

Fender Jaguar - é uma guitarra elétrica que foi introduzida no mercado em 1962.
Se os designers da Jaguar pretenderam criar um instrumento para tocar Surf music ou se foi uma tentativa de posicionar a nova guitarra no mercado jazzístico (como foi o caso de sua predecessora, a Jazzmaster), isso ainda é um assunto em discussão entre seus fiéis aficcionados.
De qualquer forma, a Jaguar rapidamente conquistou um lugar na então emergente cena da Surf music, unindo-se aos modelos já associados ao estilo musical, a Jazzmaster, a Mosrite  e a Stratocaster.
Ela voltou a se popularizar no inicio dos anos 90 utilizada por muitas bandas de rock da época como Nirvana, Teenage Fanclub, Swervedriver, [3] Curve, etc.
Seu design e beleza foi eternizado na capa do renomado disco "Loveless" (1991) do My Bloody Valentine, considerado por muitos críticos um dos melhores discos daquela década.


A Fender Mustang é uma guitarra elétrica da Fender Musical Instruments Company, introduzida em 1964 como linha estudante, composto pela Musicmaster e Duo-Sonic. Produzida até 1982 e re-introduzida em 1990, ganhou status de cult graças ao seu uso por Kurt Cobain do Nirvana. Tem o maior valor colecionável entre as guitarras de escala curta da Fender.

História

Em agosto de 1964, foi lançada uma nova guitarra chamada Mustang, um modelo econômico visando estudantes de música mais avançados. Tinha estilo próximo a Musicmaster e Duo-Sonic, que foram redesenhadas aproventando-se o corpo da Mustang. A escala curta podia ser de 22,5 ou 24 polegadas, ou seja, o braço era mais curto que na famosa Stratocaster. Em 1982 a Fender encerrou a produção da Mustang, o que tornou as fabricadas nesse período muito valorizadas entre colecionadores. A Mustang ganhou status cult no início dos anos 90 com Kurt Cobain, que a tinha como guitarra favorita. Aproveitando a popularidade crescente a produção foi retomada na fábrica no Japão.

Hardware

A Fender Mustang possui 2 captadores single coil (bobina simples) angulados com seletores individuais, um controle de tom e um de volume. Os seletores permitiam usa-los em série ou em paralelo, e também fora de fase. A ponte utilizada é chamada de Fender Dynamic Vibrato , que é uma ponte do tipo flutuante, que permite o vibrato

Famosos

Alguns músicos famosos que já utilizaram a Fender Mustang

Nenhum comentário:

Postar um comentário